Para Ver Antes de Morrer: 0019. Dire Straits | Money For Nothing

Anos 80, Para Ver Antes de Morrer | 22 fev 18 - por João Paulo Porto

O líder do Dire Straits, Mark Knopfler, escreveu o irreverente single de 1985 “Money For Nothing” baseado em um fato da vida real. Depois de ouvir um funcionário de uma loja de aparelhos que denegrava a imagem de músicos superficiais que ganhavam grandes quantias de dinheiro com um esforço aparentemente pequeno, no canal de música MTV, Knopfler compôs a música ali mesmo utilizando algumas das expressões afiadas do trabalhador. 

Como de costume, naquele momento, o single exigia um grande vídeo promocional. Então o diretor Steve Barron, que já tinha provado competência com “Billy Jean” e “Take On Me“, utilizou pela primeira vez em um videoclipe, imagens animadas em 3D geradas por computador em grande escala. O diretor também mesclou cenas de concertos da banda e um personagem curioso que assistia às imagens da MTV com desgosto enquanto ele e seus colegas de equipe carregavam os aparelhos.

O  irônico é que a própria MTV, espertamente, transformou a música que a criticava como um hino. Seu slogan “I Want My MTV” cantado por Sting, foi adotado por sua campanha promocional, aparentemente inconsciente do fato de que “Money For Nothing” se orgulhava do mesmo fato de alcançar o estrelato através do vídeo e não da música em si. 

Diretor: Steve Barron | Ano: 1985

João Paulo Porto

Criador do site 1001 Videoclips e apaixonado por The Smiths.