Anúncio com Código

Para Ver Antes de Morrer: #205. Dido | Thank You

Para Ver Antes De Morrer | 17 ago 13 - por Thiago Murta Ferreira
Dido Looking Side In Blue Top N Blue Background

Em uma metrópole em desenvolvimento, a notificação da justiça está nas mãos dos oficias que irão despachar a cantora Dido de sua casa. A hipoteca foi comprometida e os funcionários da demolição estão esperando a aprovação para começarem as atividades. A moça se rende ao vê os oficiais entrando na casa e aceitando os conformes da sociedade.

qfnxsarrvrnxbigDeparando com a chegada dos homens, ela está se sentindo tolerável nesta situação complicada. Os oficiais compreendem bem como ela está se sentindo. O papel da intimação foi o sinal para os funcionários da demolição retirarem tudo de dentro da residência. A Imagem mostra bem de como era os cômodos desse estabelecimento em que a cantora fica andando e interagindo para o espectador, a forma mais irônica possível de como perder algo de grande valor.

 A letra da canção com o cunho de sagacidade e a voz suave da cantora, nos trás o equilíbrio ideal para a situação que se depara nesse processo caótico. Uma sutileza na critica de muitas pessoas que não conseguem pagar as hipotecas estabelecidas pelas leis imobiliárias norte-americanas.

 Ela se apronta sem hesitar, já que perdeu o processo. Sendo firme e seguindo em frente, pegando algumas coisas de valor e indo tomar um bom café de uma manhã que começa com totais mudanças de sua vida.  Vale destacar os closes e a expressão doce que nos faz lamentar a situação em volta.

 O vídeo é triste, e na moral, ninguém gosta de mudar de lugar onde se sente confortável e principalmente odiamos quando nos retiram de nosso habitat à força. A tranquilidade dos movimentos da câmera e os cortes exatos para a continuidade da trama são autorais e essenciais no dinamismo da filmagem. Funcionam tão bem que aparenta a todo instante que a gente sofreu o baque do despejo sem poder ir lá. Ficamos sendo uma testemunha nessa estrutura de ficção.

 hqdefaultO impressionante é que a responsabilidade desse videoclipe estava no cargo de Dave Meyers, um dos grandes diretores do mainstream da atualidade, responsável por inúmeros videoclipes de grandes artistas do Pop e do Hip-Hop. A grade de acesso nas paradas de sucesso faz inveja para qualquer um.

 – É estranho, acho esse videoclipe o mais diferente dos habituais que eu já dirigi. Eu gosto de ficar triste às vezes – Diz o diretor (sendo irônico).

 A demolição aparece à tona. Logo à tarde, todos os imóveis já foram retirados de todos os cômodos. A cantora foi puxada pelos policias e sendo levada para fora com apenas a sua bolsa.  O trator começa a entrar e destruir o lindo jardim, as pessoas da rua se lamentam que uma linda casa possa estar sendo destruída pela existência de grandes prédios. Um fim que pode ser decisivo para mudar a rotina para uma nova, mas vai ter que vagar pelas ruas à noite.

 – A casa lembra um pouco com a casa do velho no filme da animação de “Up – Altas Aventuras”.

 A maquete da casa foi projetada por dois meses para ser destruída na gravação. As filmagens aconteceram no estúdio em Los Angeles.

hqdefault (1)A cantora britânica alavancou e muito a sua carreira com esse hit.  No início, era uma faixa single da trilha sonora do filme Sliding Doors (De Caso Com O Acaso) de 1998. Só foi em 2001 que o primeiro álbum foi lançado, o No Angel.

A música “Thank You” foi escrita pela própria Dido, dedicando a música para o seu ex-namorado na época. O sucesso também aconteceu nas premiações do videoclipe em Janeiro do mesmo ano, levando um troféu de “Melhor Artista Novo” no MTV Video Europe Music Awards. O álbum vendeu 12 milhões de cópias em todo mundo. Serviu até como refrão ou “sample” para o surgimento da música “Stan” com a parceria do Eminem.

Direção: Dave Meyers | Ano: 2001

Thiago Murta Ferreira

Cursando em Turismo na (UNICID – SP), a sua disciplina que mais se dedica é área de Artes e Museologia. Na qual, pretende entrar na carreira de Design em breve. Desde criança assistia e anotava os seus videoclipes interessantes em um caderno. Um bom pretexto que se dedica no site é sobre videoclipes artísticos, do Rock ao Eletro underground dos anos 90 e até os dias de hoje. Sempre procurando as curiosidades relevantes das produções audiovisuais.