Anúncio com Código

Para Ver Antes de Morrer: #182. Devo | Whip It

Para Ver Antes De Morrer | 13 fev 13 - por João Paulo Porto
devo

O Devo é uma das melhores representações do estilo musical conhecido como New Wave. Fundado por Jerry Casale e Mark Mothersbaugh, o nome do grupo veio depois que os integrantes estavam na Kent State University, quando quatro estudantes desarmados foram mortos à tiros pela Guarda Nacional dos EUA. Este acontecimento teve um efeito profundo sobre Jerry e Mark que desenvolveram a idéia de de-evolução, que significa dizer que os seres humanos estão desevoluindo.

2098No final dos anos 70, o Devo ficaria famoso não só pela criatividade musical mas também pelos seus videoclips inovadores e de bastante rotação na MTV norte americana. Todos os clipes eram gravados por Casale e para conseguir verbas para a gravação dos materiais eles exigiram da gravadora Warner, assinar um termo que revertia toda a verba destinada à confecção de materiais para promoção (como cartazes ou displays de lojas) para a criação de videoclips. Este fator contribuiu para a explosão de criatividade que o formato audiovisual atravessou no inicio dos anos 80, culminado no estupendo “Sledgehammer”, do superastro Peter Gabriel (foi graças a este clipe que Gabriel saiu dos porões do underground e se tornou uma celebridade).

Um bom exemplo de inovação está em seu hit mais famoso: “Whip It”. Aqui, o Devo fez um uso expressivo e iconoclasta denunciando o estilo de vida norte americano implicitamente em tom de deboche. Eles gravaram o clipe com 15 mil dólares de seu próprio dinheiro. No video, os membros do Devo vestiam os famosos chapéus de energia em formato de pirâmide e roupas esquisitas. Logo, o video sofreria críticas pesadas por sugerir sadomasoquismo, devido as cenas de chicotes que fazem referencia ao título da música (chicoteie). No fundo, o clipe nada mais é que um deboche do estilo de vida caubói norte-americano.

video_ Whip It_1979_80_from_DEVO archivesOs videoclips de Casale carregam uma característica política de desprezo do patriotismo norte americano, por trás de toda a aparente felicidade que costumavam demostrar na tela, eles não queriam ser diretos. Num futuro próximo Casale se consolidaria como um grande diretor de videoclips de diversos artistas e sua banda, ainda continua gravando discos e tocando a vivo em esporádicos shows e sua música ainda continua altamente dançante, como no auge do sucesso.

Diretor: Jerry Casale | Ano: 1981

 

João Paulo Porto
João Paulo Porto

Fundador do 1001 Videoclips e louco por The Smiths