Anúncio com Código

Para Ver Antes de Morrer: #212. Chico Science & Nação Zumbi | Maracatu Atômico

Para Ver Antes De Morrer | 05 out 13 - por João Paulo Porto
13mar16

Vamos ser sinceros, “Maracatu Atômico” está mais para o “Mas que Nada”, como referência mundial para a música brasileira do que como referência regional da música popular nordestina, como assim ficou conhecido brasil afora com a versão poderosa do lendário Chico Science & Nação Zumbi.

VEJA TAMBÉM: Para Ver Antes de Morrer: Marisa Monte | Segue O Seco

A década de 90 tinha na MTV Brasil o maior expoente de videoclipes no país. Praticamente todos os lançamentos do rock-pop brasileiro passavam pela emissora e isso influenciou as produções audiovisuais como nunca visto antes.  com o Nação Zumbi, não foi diferente. O videoclipe de “Maracatu Atômico” dirigido por Raul Machado, repercussionou no Brasil através da emissora como uma obra-prima de caráter híbrido e ao mesmo tempo regional.

VEJA TAMBÉM: Para Ver Antes de Morrer: 0225. Sepultura | Ratamahatta

chico_science_-_luara_oliveira_3

A versão groove, meio hip-hop, e batidas alucinantes foi bem representada por um videoclipe cheio de traços regionais. A começar pelo figurino extravagante e pscodélico misturados com os membros do grupo cobertos de lama (uma referência ao titulo do álbum anterior) que lembram criaturas demoniacas. Na maioria das cenas, o enfoque da câmera é a partir do chão.

A escolha dos elementos presentes aqui se basearam na criatividade da cultura popular de rua da região e celebra a faceta multicultural, urbana, confiante e futurista do som que saia da caixola de Chico Science. O clipe conseguiu este feito sem apelar para o regionalismo excessivo, tornando suas características suavizadas em prol do “digerismo fácil”, o que o tornou acessível para o grande público.

E mesmo depois da morte do fundador e cabeça do movimento, “Maracatu Atômico” nunca foi esquecido e continua a ser festejado como uma grande celebração da música popular brasileira. A prova disso está na maravilhosa apresentação de B.Negão no cerimonia de encerramento das olimpíadas de Londres. Alguém conseguiu associar a canção aos compositores originais?

Direção: Raul Machado | Ano: 1996

João Paulo Porto
João Paulo Porto

Fundador do 1001 Videoclips e louco por The Smiths