Para Ver Antes de Morrer: 15. The Chemical Brothers | Let Forever Be

Anos 90, Para Ver Antes de Morrer | 21 fev 18 - por João Paulo Porto
chemical_brothers

Em 1999, Michel Gondry, o renomado diretor francês de filmes como Eternal Sunshine Of The Spotless Mind e The Science Of Sleep, foi contratado para dirigir o video do Chemical Brothers para o single “Let Forever Be”. Na época, Gondry, renomado por sua imaginação vívida, visões inventivas e manipulação de câmera criativa, estava nos holofotes por causa do espetacular “Around The World” do Daft Punk e, portanto, estava sob pressão para reproduz algumas das mesmas magias do passado. O resultado foi outro trabalho verdadeiramente original e vibrante, considerado um dos 100 melhores videoclipes de todos os tempos. 



Inspirado pelo humorístico The Benny Hill Show e interessado em “efeitos visuais trash dos anos 80”, ele criou uma desconexão entre a realidade e o pesadelo de uma vendedora de cosméticos. Na tentativa de unir vídeo e filme juntos em transições, ele utilizou efeitos aparentemente caleidoscópios e espelhados – truques que possivelmente nunca apareceram em nenhum outro clipe ou filme (incluindo alguns dos próprios Michel Gondry) – para dar vida ao pesadelo da pobre mulher.

Mesmo depois de quase 20 anos de seu lançamento, “Let forever Be” ainda é um clipe impressionante. Mesmo porque ele simboliza uma das épocas mais interessantes da música pop: o período em que o videoclipe alcançou o seu auge criativo quando diretores como Gondry, Chris Cunningham, Spike jonze e Jonathan Glazer elevaram as produções audiovisuais ao patamar de obras de arte. 

Diretor: Michel Gondry | Ano: 1999

João Paulo Porto

Criador do site 1001 Videoclips e apaixonado por The Smiths.