Anúncio com Código

Para Ver Antes de Morrer: #277. Bruce Springsteen | Brilliant Disguise

Para Ver Antes De Morrer, Videoclipe | 13 fev 15 - por João Paulo Porto
bruce springsteen

Bruce Springsteen possui uma honestidade e vulnerabilidade musical verosímil que assusta. E ele consegue passar para as câmeras, essa genuinidade dilacerante (poucas vezes tão bem traduzida visualmente) de uma maneira tão simples quanto eficiente.

Bruce Springsteen No videoclipe de “Brillant Disguise”, lançado em 1987, no álbum Tunnel Of Love, Bruce está tão aberto em em expressar suas emoções que quando você menos espera, é pego pela aproximação da câmera em seu rosto genuíno e verdadeiro nos momentos mais emotivos, quando sua expressão facial é reconhecida universalmente e seu rosto humano é o palco privilegiado das mais sutis emoções derivadas de um casamento frustrante.

Springsteen canta do ponto de vista de um homem que está em conflito ao longo de um relacionamento romântico. Embora ele afirmasse que a música não era autobiográfica diretamente, Springsteen estava com problemas em seu casamento com a primeira esposa, Julianne Phillips e eles se divorciaram logo depois do lançamento do CD. “Brilliant Disguise” disseca as raízes desse relacionamento que já estava condenado ao divórcio.

O vídeo da canção, filmado em preto e branco, reflete eficazmente suas emoções. O cantor também se sente desconfortável na borda de uma cadeira. Ele toca sua guitarra e canta as letras sobre como é tentar confiar nas promessas de amor feitas por alguém que o amava olhando diretamente para a câmera, sem vacilar. Este desempenho muito pessoal pode ser difícil de assistir, mas reflete efetivamente o tema da canção.

brucespringsteen_brilliant3Intensamente pessoal, “Brilliant Disguise” inovou na MTV pela gravação em um único take e sem edições. Além disso, o clipe captura a performance ao vivo do vocal de Springsteen, quase inédito em vídeos musicais.

Todos os clipes de Tunnel Of Love foram dirigidos pelo irlandês Meiert Avis, mas é este drama, ainda moderno e de partir o coração, que roubou a cena porque é um trabalho relevante tanto para o diretor (“todos queriam filmar Bruce e eu tive a grande oportunidade da minha vida”, afirma Avis em seu site oficial) quanto para alguém que já experimentou a sensação de solidão, quando você percebe que a pessoa que você mais ama é a pessoa que você menos confia.

Diretor: Meirt Avis | Ano: 1987

VEJA TAMBÉM: Para Ver Antes de Morrer: 0237. Bruce Springsteen | Streets of Philadelphia

 

João Paulo Porto
João Paulo Porto

Fundador do 1001 Videoclips e louco por The Smiths