Anúncio com Código

Para Ver Antes de Morrer: #287. Bonnie Tyler | Total Eclipse Of The Heart

Para Ver Antes De Morrer, Videoclipes | 30 maio 15 - por João Paulo Porto
bonnie tyler total eclipse

“Total Eclipse Of The Heart” é uma das grandes baladas dos anos 80 e, provavelmente, uma das melhores canções daquela época. O single de sucesso da cantora galesa Bonnie Tyler, composto por Jim Steinman, figurou durante quatro semanas no # 1 da Billboard e se tornou um hino do amor. Naquele ano, o diretor  dirigiu um clipe épico e fez um dos mais inconsistentes, sobrecarregados e excessivos de todos os tempos. É aquele tipo de vídeo tão ruim para uma grande canção, mas que ainda assim consegue soar grandioso em sua maneira de ser errado.

0-30Segundo a Wikipedia, o vídeo é inspirado por uma ficção científica cult chamada Futureworld e contou com o roteiro do próprio compositor, Jim Steinman. Basicamente, a história se situa num internato onde Bonnie Tyler é uma professora. A cantora está vestindo um longo vestido branco, andando pelas salas da escola como uma alucinação galáctica de alguém que tomou uma droga mal digerida. O cenário agora é uma grande mansão gótica, estamos, então, introduzidos a uma sala onde ela está diante de uma janela. Uma pomba branca voa para fora da sala. Então, eventos incomuns começam a acontecer.

3-39As crianças possuem olhos diabolicamente brilhantes, portas que se abrem sozinhas, uma sala de aula cheia de jovens que estão com a camisa aberta abatidos por um vento súbito, uma criança alada com uma pomba branca, nadadores recebendo agua na cara (o que mais?), ninjas praticando em um espaçoso lounge. Um brinde! lutadores de esgrima, atletas que fazer cambalhotas de uma ponta a outra, um lutador de wrestling mascarado, homens vestidos de couro fazendo uma coreografia desajeitada enquanto Tyler canta em uma varanda.

VEJA TAMBÉM:  Para Ver Antes de Morrer: o267. Bon Jovi | Always

Em seguida, um clímax de mais abertura de portas, atletas de várias disciplinas, mesas quebradas e Bonnie correndo ao longo da casa para atender um coro de crianças diabólicas com olhos brilhantes e poderes extra-sensoriais; até que finalmente ela está cercada por todos esses personagens únicos móveis descontroladamente em torno de seu canto apaixonado.

O pesadelo parece ter acabado e no dia seguinte, Bonnie é apresentada a um grupo de adolescente como um possível professor e tudo parece normal até que um deles ilumina os olhos. Sim, é ver para crer.

giphy-2Há um certo prazer visual no caminho de Tyler para o imenso lugar, com portas que se abrem e tecidos vermelhos suspensos no vento. Mesmo a imagem do anjo segurando suas asas pode ser bonito, mas temperada com muitas outras razões absurdas que se propõem a ser assustadoras (crianças que pode levitar e o motivo recorrente de colocar os olhos em um branco brilhante) simplesmente nos deixa atordoado. Muitos outros vídeos da década sofrem dos mesmos defeitos que “Total Eclipse Of The Heart” e ainda assim, este vídeo é muito melhor em seus defeitos do que qualquer outro.

VEJA TAMBÉM: Grandes Diretores de Videoclips | Russell Macalhy

Como uma relíquia de uma época gloriosa musicalmente, mas esteticamente muito superficial, “Total Eclipse Of The Heart” é exemplar. Uma passagem de ida para uma era ansiosamente deslumbrante. Em suma, um vídeo ruim mas ao mesmo tempo inesquecível que parodia a si mesmo.

Diretor: Russell Mucalhy | Ano: 1983

João Paulo Porto
João Paulo Porto

Fundador do 1001 Videoclips e louco por The Smiths