Anúncio com Código

Para Ver Antes de Morrer: #251. Blind Melon | No Rain

Para Ver Antes De Morrer | 15 set 14 - por João Paulo Porto
21008_1024x768

Você, fiel leitor, lembra-se do clipe que começa com a jovem gordinha vestida de abelha bailarina arriscando uns passos sem jeito de sapateado, sendo humilhada pela “plateia” presente a assistindo?

blind-melon-no-rainSempre que vejo esse vídeo passando na MTV, VH1 ou até Multishow, identifico na hora: “No Rain”, do Blind Melon. Inclusive a música, lançada no álbum autointitulado de 1992 pela Capitol Records foi indicada ao Grammy de 1994 em duas categorias, não levando em nenhuma.

Após a menina sair chorando do palquinho, o conhecido riff de guitarra começa a tocar, mostrando a banda em um grande gramado verde. A jovem dançarina passa o vídeo quase inteiro vagando por vários lugares, dançando para quem estiver em sua frente, sem vergonha de ser feliz. A banda, em um clima hippie dos anos 70, eleva a música em um clímax de som e imagem que só assistindo para ter a sensação de calmaria.

 VEJA TAMBÉM: Jonathan Glazer dirige o clipe de “Rabbit In your Headlight” do U.N.K.L.E. > http://ads.tt/1C93Z

É então que depois de vagar por inúmeros lugares, a pequena abelhinha encontra um portão que, ao abrir, encontra várias outras meninas dançando igual a ela, no campo verde que a banda tocava anteriormente. O clipe claramente quer passar a mensagem de não termos vergonha do que somos.

Blind-melon-no-rain

Apresentação da jovem abelhinha DeLoach no palco do MTV Video Music Awards de 1993.

Apresentação da jovem abespinha DeLoach no palco do MTV Video Music Awards de 1993.

 

O videoclipe foi dirigido por Samuel Bayer e estrelado pela jovem atriz Heather DeLoach. O sucesso foi tanto que DeLoach foi convidada para se apresentar no MTV Video Music Awards de 1993 e acabou repetindo os passos no clipe de “Bedrock Anthem do humorista “Weird Al” Yankovic. O canal VH1 classificou “No Rain” como um dos 100 maiores clipes de todos os tempos.

O sucesso do single – principalmente devido ao clipe – abriu as portas para a banda tocar no Woodstock de 1994 ao lado de Red Hot Chili Peppers, Aerosmith, Metallica, entre outras grandes bandas. Esse show é considerado até hoje o melhor de toda a carreira do Blind Melon.

A banda estava cada vez maior, quando a carreira foi interrompida drasticamente com o falecimento do vocalista Shannon Hoon que, em outubro de 1995, aos 28 anos, teve uma overdose de cocaína. Hoon gravou apenas três álbuns com a banda. Após sua morte, a banda chegou a ter novos vocalistas, mas sem alcançar novamente o patamar mais alto da fama.

Mesmo com o fim trágico da banda, a imagem pertinente da garotinha deixada neste videoclipe sobreviveu e hoje é bastante lembrada como um simbolo nostálgico da década que teve como maior símbolo do rock o Nirvana[bb].

Diretor: Samuel Bayer | ano: 1992

VEJA TAMBÉM: The Smashing Pumpkins: Há uma certa magia escondida que torna “1979” um clipe irresistível e inconfundível. > http://ads.tt/1C90E

João Paulo Porto
João Paulo Porto

Fundador do 1001 Videoclips e louco por The Smiths