Para Ver Antes de Morrer: 65. Björk | Big Time Sensuality

Anos 90, Para Ver Antes de Morrer | 28 dez 18 - por João Paulo Porto

Depois de ficar impressionada com o trabalho monocromático do clipe de “Give It Away“, do Red Hot Chilli Peppers, Björk decidiu trabalhar com o diretor Stéphane Sednaoui no vídeo de seu single de 1993, “Big Time Sensuality”, não havia muito dinheiro para gastar. De fato, Sednaoui já chegou a dizer que eles quase abandonaram o vídeo, até que ele teve um flash de inspiração durante uma corrida de táxi. A ideia simples e dentro do orçamento disponível resultou num clipe icônico que entrou com tudo na grade da MTV nos EUA , fazendo da música a primeira a aparecer nas paradas nos EUA. Um ícone cultural nasceu.

O clipe também ajudou a popularizar Debut, o seu album de estreia solo desde que havia deixado o Sugarcubes. O disco deixou de ser apenas um queridinho dos críticos para ser prestigiado pelo grande público. 

Com base em um desses conceitos engenhosamente simples que formam a base de muitos dos melhores vídeoclipes de todos os tempos, “Big Time Sensuality” essencialmente mostra Björk dançando e sorrindo para a câmera enquanto se move pela cidade de Nova York na traseira de um caminhão. Mesmo sendo em preto e branco austero, ainda é a encarnação mais lúdica e acessível da Björk. Sua paixão e suas expressões faciais parecem uma criança que está descobrindo a felicidade e a loucura deste mundo ao mesmo tempo. Elevado pela indiferença da cidade (isso nunca iria funcionar tão bem na era do Instagram), o vídeo soa bastante original e hipnotizante.

Diretor: Stéphane Sednaoui Ano: 1993

 

 

João Paulo Porto

Criador do site 1001 Videoclips e apaixonado por The Smiths.