Para Ver Antes de Morrer: 26. Beastie Boys | Sabotage

Anos 90, Para Ver Antes de Morrer | 01 mar 18 - por João Paulo Porto

O humor negro e a energia anárquica dos vídeos de  foram ingredientes essenciais da MTV da década de 90 (e mais tarde do Jackass). Um de seus videoclipes mais aclamados, “Sabotage” dos Beastie Boys, inspirou muitos outros artistas e é referência até hoje.

Estrelada por Michael Diamond, Adam Yauch e Adam Horovitz, é uma homenagem eletrizante às séries de TV policiais dos anos 70 como Hawaii Five-0, São Francisco urgente (The streets of San Francisco), S.W.A.T., Baretta e Starsky & Hutch – justiça em dobro – os Beastie Boys até imitam a seqüência de crédito do programa policial. 



O que diferencia este de outros clipes dos anos 90 é sua impressionante precisão técnica – as edições são perfeitamente sincopadas com as batidas da música, enquanto com uma edição veloz e amalucada, Jonze realiza um fabuloso conto policial recheado de esquisitice e cafonice. 

Apesar de ser aclamado com um clipe inovador, “Sabotage” perdeu em todas as principais categorias as quais concorreu no MTV music video awards de 1994, deixando MCA furioso a ponto de chegar a interromper as falas de Michael Stipe, que agradecia pelo prêmio de melhor direção pelo vídeo de “Everybody hurts”

Diretor: Spike Jonze | Ano: 1994

 

João Paulo Porto