Anúncio com Código

Banda curitibana Escambau lança o clipe da música “Atos de Uma Anti-Hepática”

Mostre Seu Clipe | 06 dez 14 - por João Paulo Porto
Escambau_01

A banda curitibana Escambau lançou o clipe da música “Atos de Uma Anti-Hepática”, que está no disco Novo Tentamento. O primeiro trabalho foi a faixa Cidade dos Normais (que você assiste aqui: http://vimeo.com/106654438)e agora eles lançam este novo trabalho.

 A direção é de Kátia Aguiar.

 

 

Escambau e O Novo Tentamento

“Falta de consonância com uma determinada época”. A definição de anacronismo também serve como uma luva para a descrição do Escambau – em especial, nas tentativas de explicação de seu novo álbum, O Novo Tentamento.

Não é de hoje esse descompasso com outras bandas de sua época. A falta de sincronia já era perceptível em Acontece nas Melhores Famílias e se intensificou em Ordem e Progresso via Pão e circo. Entretanto, agora essa característica tornou-se gritante.

O desalinhamento temporal não está restrito ao resgate de sonoridades, temáticas e estéticas do passado. Aparece nas letras carregadas de autocrítica e filosofia. Esses fortes tons existenciais contrastam, inclusive, com o trabalho anterior do grupo, marcado por letras voltadas aos contextos social e político.

A atmosfera perturbadora da poesia de Giovani Caruso é, de certa forma, quebrada por um consistente amálgama sonoro. Com produção sonora impecável, o álbum esbanja arranjos de cordas e instrumentos inusitados, como trombone, trompete, violoncelo e até mesmo uma harpa paraguaia.

Se antes o Escambau já era à prova de rótulos, o desafio passou a ser ainda mais complexo. Gravado em Curitiba e na capital do Paraguai, Asunción, o terceiro disco harmoniza gêneros a princípio incompatíveis, como rock, samba e guarânia.

Ainda é cedo para afirmar se O Novo Tentamento antecipa alguma tendência musical. Mas certamente já é hora de adiantarmos que está nas suas mãos um disco à frente do seu tempo.

Escambau é:

Giovanni Caruso – voz, violão, baixo, piano e guitarra.

Escambau Paraguaya – voz, percussão e acordeão.

Zo Escambau – voz, guitarra e violão 12.

Ivan Rodrigues – bateria.

Yan Lemos – voz.

O Novo Tentamento conta com produção de Giovani Caruso e Sanjai Cardoso.

João Paulo Porto
João Paulo Porto

Fundador do 1001 Videoclips e louco por The Smiths