Anúncio com Código

Apple X OK Go: entenda a polêmica

Artigos | 11 set 14 - por João Paulo Porto

Não é a primeira vez que a Apple é acusada de copiar um conceito de outro vídeo para criar suas propagandas inspiradas. Agora a coisa ficou mais obvia do que nunca, pois a banda OK Go está acusando a companhia do falecido Steve Jobs de copiar o conceito do clipe de “The Writings On The Wall”, lançado em junho deste ano.

apple_perspectiveO video em questão faz parte da divulgação de seu novo produto – o iPhone 6 – apresentado nesta terça (9) com pompa junto com o iWhat e o álbum do U2, Songs Of Innocence, que está disponível na Apple Store gratuitamente por tempo limitado.

Comparando os dois vídeos, é visivelmente claro que a Apple compartilhou do mesmo DNA criativo do da música do OK Go que brinca com ilusões de perspectivas. E para piorar as coisas, o empresário da banda, Andy Schoun, afirmou que havia participado de reuniões com o pessoal da Apple sobre uma parceria com o OK Go que não aconteceram.

O fato é que o clipe do OK Go teve uma repercussão favorável com mais de 10 milhões de visualizações no canal YouTube e um MTV MVA. A apple parece que não se importou muito com a obviedade e o medo que isso pudesse sujar sua imagem, já que a cia detém uma poderosa plataforma de entretenimento e publicidade que poderia ofuscar praticamente qualquer coisa neste mundo. Uma pena, pois eles tem potencial suficiente para não precisar copiar nada.

Assista aos dois vídeos e tire suas próprias conclusões:

 

 

João Paulo Porto
João Paulo Porto

Fundador do 1001 Videoclips e louco por The Smiths