Anúncio com Código

Grandes Diretores De Videoclips: Anton Corbijn

Diretores | 22 out 14 - por João Paulo Porto
corbijn

Anton Johannes Gerrit Corbijn van Willenswaard, nascido em 20 de maio de 1955 , é filho de pais holandeses e apaixonado por fotografia e cinema. É mais conhecido por ter dirigido videoclipes como “Personal Jesus” e Enjoy The silencie, ambos do gigante Depeche Mode em 1990 e Heart Shaped Box do Nirvana em 1993.

Anton Corbjin construiu a estética visual do Depeche Mode.

Anton Corbjin construiu a estética visual do Depeche Mode. Foto: Anton Corbjin

Corbjin é um daqueles raros personagens tímidos e desastrados que quando criança parecia um caso perdido. Desde que começou a usar a câmera de seu pai para fotografar uma banda de prog-rock obscura chamada Solution, Anton Corbijn manteve-se obcecado por fotografia.  Já nos anos 80, ele havia criado sua própria linguagem. O reconhecimento não demorou a chegar e no final daquele década e ele se tornou o fotógrafo oficial do U2 e do Depeche Mode, tornando-se conhecido como o membro invisível de ambas as bandas.

Entre seus melhores trabalhos está o videoclipe de “Enjoy the Silence” do Depeche Mode, gravado em locais desertos e de uma beleza natural espetacular, além do maravilhoso – e hoje excluido do histórico –  One (drag version) do U2.

O diretor se encarregou de todas as fotos do encarte da obra-prima do U2, The Joshua Tree, de 1987.

O diretor se encarregou de todas as fotos do encarte da obra-prima definitiva do U2, The Joshua Tree, de 1987. Foto: Anton Corbjin

No cinema, Corbijn dirigiu em 2007, o elogiado e premiado filme Control, sobre a vida conturbada do vocalista do Joy Division Ian Curtis. Com 55 anos, ele dirigiu seu segundo longa que não tem nada a ver com música. Em vez disso, o diretor dirigiu um thriller estrelado por George Clooney como um assassino escondido em uma colina numa vila italiana.

Corbijn também fez alguns trabalhos como fotógrafo para capas de discos. Por exemplo, a foto da capa do álbum Vienna do grupo Ultravox, as fotos do U2 no encarte do álbum The Joshua Tree e capa de Automatic for the People do R.E.M. são dele. Célebres capas de revistas famosas como a Rolling Stone e Mojo também passaram pelas lentes do fotógrafo.

A impressionante biografia de Ian Curtis e Joy Division arrancou elogios até mesmo de quem era indiferente à história da banda.

A impressionante biografia de Ian Curtis e Joy Division arrancou elogios até mesmo de quem era indiferente à história da banda. Foto: Anton Corbjin.

Vencedor de vários prêmios, incluindo o de melhor clipe para “Heart-Shared Box”, Corbjin afirma que nunca estudou fotografia ou cinema. Satisfeito com o resultado de Heart-Shaped, Kurt o convidou para filmar o clipe de “Pennyroyal Tea”. Corbjin simplesmente recusou pois sabia que não conseguiria fazer algo melhor que o anterior. Kurt, então decidiu não gravar nenhum clipe para o single. Se não for por ele, não será por ninguém.

Corbijn tem uma estética única e reconhecível logo de cara. Original, ajudou a revolucionar a cultura do videoclipe aproximando da sétima arte. Todos os seus clipes tem características únicas, um tom de septia que torna as imagens mais belas. Corbijn tem uma sensibildade pop fascinante e consegue transformar qualquer artista em lenda apenas com seus trabalhos fotográficos. Vale a pena conferir o trabalho de um dos mais importantes fotógrafos e diretores da atualidade.

Na playlist abaixo você confere uma seleção dos melhores videoclipes gravados por Anton Corbijn.

Abaixo alguns exemplos de sua estética visual em belíssimas fotografias em preto-e-branco dos maiores nomes da música moderna.

 

IN1_startrekcorbijn

Bruce Springsteen. Foto: Anton Corbijn

Life-Robert-Pattinson-and-Dane-DeHaan-star-in-James-Dean-biopic-movie-by-Anton-Corbijn-pictures-portrait-inside-2

Robert Pattinson na pele do lendário James Dean. Foto: Anton Corbijn

7947965324_0a7553490a_b

A cantora inglesa Kate Bush. Foto: Anton Corbijn

 

 

 

anton corbijn david bowie

David Bowie: Foto: Anton Corbijn

anton-corbijn-tom-waits-photography-book-cover-waist-corbjin-book

O cantor Cult Tom Waits. Foto: Anton Corbijn

DSC02817

Johnny Cash. Foto: Anton Corbijn

João Paulo Porto
João Paulo Porto

Fundador do 1001 Videoclips e louco por The Smiths