Anúncio com Código

Para Ver Antes de Morrer: #211. Aerosmith & Run D.M.C | Walk This Way

Para Ver Antes De Morrer | 29 set 13 - por João Paulo Porto
run-dmc-and-aerosmith

No mundo do rock n´ roll é comum artistas comporem hinos enquanto esperavam o “carregamento” de cocaína. Foi assim que nasceu o êxito “Walk This Way” do Aerosmith. Tyler contou que a inspiração veio enquanto ele os membros do grupo esperavam a cocaína chegar.

Capturar run 1A canção, na época do lançamento, fez bastante sucesso nas paradas norte-americanas em 1976, porém, somente 10 anos depois, durante um ostracismo que acometia o grupo, nos anos 80, Tyler e Perry, foram convidados por dois Rappers a participarem com a faixa no álbum Raising Hell.

Eles eram os recém saídos da capa da Rolling StoneRun-D.M.C. (os primeiros artista de rap a estampar a revista) e o rock ganharia mais um sopro de vida. O sucesso da união ressuscitou o Aerosmith das profundezas e transformou a união entre rock e rap, na coisa mais legal do mundo. Resumindo: depois que o Run DMC ressuscitou o Aerosmith, a dívida estava estipulada: a partir daí o rap roubaria um pouco a cena e união entre os dois estilos seria muito mais do que uma regra mundial. A adolescência nunca seria tão divertida!

O diferencial ejetou novidade também na MTV que até então, não abria um espaço para artistas negros dos guetos. O clipe de “Walk This Way”, simbolicamente unia todos os elementos colocando Aerosmith e Run-DMC em um duelo musical em estúdios vizinhos antes de Tyler literalmente romper os muros que os separavam. O clipe se tornou muito popular e foi o primeiro hibrido do gênero e o primeiro a ganhar destaque maior na MTV norte americana. Completamente adequado a esses universos distintos (todos os elementos visuais tradicionais do rock e do rap perfeitamente caracterizados), o clipe apenas ajudou a convencer de que essa união daria certo. E deu.

walk-this-way-oO vídeo foi dirigido por Jon Pequenas e filmado no Teatro Park, em Union City, New Jersey. O teatro se manteve praticamente inalterado desde que o vídeo foi filmado. Além de Steven Tyler e Joe Perry, nenhum dos outros músicos de rock que aparecem no vídeo são os membros do Aerosmith, em vez disso, eles foram interpretados por Roger Lane, JD Malo e Matt Stelutto, respectivamente guitarrista, baixista e baterista.

O Pioneirismo do Run-D.M.C.  juntamente com a estreia aclamada do Beastie BoysLicense To Ill –  contribuiu para o que viria a ser a cena musical das décadas seguintes.

Diretor: Jon Pequenas | Ano: 1986

 

 

 

 

João Paulo Porto
João Paulo Porto

Fundador do 1001 Videoclips e louco por The Smiths