Anúncio com Código

Para Ver Antes de Morrer: #123. Aerosmith | Janie´s Got A Gun

Para Ver Antes De Morrer | 31 jan 12 - por João Paulo Porto
aerosmith-viii

Formado em Boston, EUA, em 1970, o Aerosmith não passava de um pastiche dos Rolling Stones, impressão reforçada pela aparência física entre o vocalista Steve Tyler e Mick Jagger. Porem, com o passar dos anos e muito esforço e trabalho árduo, o grupo adquiriu personalidade própria e prestígio e respeito com álbuns fabulosos como Toys in the Attic (1975) e Rocks (1976), verdadeiras obras-prima do Hard Rock norte-americano. Após um longo período no ostracismo que durou até a metade dos anos 80, eles voltariam com tudo com Permanent Vacacions (1987) e a balada “Angel”, mas foi com o ecletismo e a monstruosidade visceral de Pump de 1989 que se tornariam um enorme sucesso entre a geração 80 e que marcou definitivamente a entrada da banda na década de 90. O disco chegaria a vender sete milhões de cópias somente nos EUA.

tvs-videos-4theroad-aerosmith-janies-got-a-gun-fotos-aerosmithimagenes-aerosmithphotosletralyricsvideoclipvideo-musicalUm dos grandes destaques de Pump estava na poderosa combinação de elementos cinematográficos e uma edição caprichada e eficaz do videoclipe de “Janie´s Got A Gun”, a música mais famosa deste trabalho e que fala sobre uma garota chamada Janie, que se vinga de seu pai depois de ter sido abusada sexualmente por ele. A Direção ficou por conta do competente David Fincher, o cérebro por trás dos fabulosos Se7en, Clube Da Luta, O Curioso Caso de Benjamim Button e A Rede Social; grandes produções de Hollywood de enorme sucesso.

O vídeo inovou na época, ao apresentar cenas realistas e horríveis de incesto e estupro, que seriam imitadas em muitos vídeos posteriormente. No início do vídeo, o ator que interpreta o pai é mostrado saindo do quarto da filha e corta para uma cena da garota se contorcendo na cama, chorando. A atriz que interpreta Janie é Kristin Dattilo em uma interpretação ingênua e comovente. A atriz Lesley Ann Warren desempenhou papel da mãe de Janie e ator Nicholas Guest interpretou seu pai.

158559_1334474427862_fullA estética do desagradável é uma característica presente nos trabalhos de Fincher, embora, este não tenha o peso de Se7en, artisticamente, possui uma atmosfera sombria por tratar de temas considerados tabus. Bem dirigido e com surpreendentes efeitos de edição, “Janie´s” possui um ritmo frenético e é o tipo de videoclipe empolgante e pertubadoramente inspirado que transforma até mesmo os acontecimentos mais bizarros em belos. Fincher acrescentou novos elementos ao formato audiovisual ao contar uma história dispersa sobre famílias e juntamente com a interpretação visceral e confiante de todo o elenco – e isso inclui Tyler e sua ótima performance no palco –  avançou na aproximação entre música e cinema.

Direção: David Fincher | Ano: 1990

João Paulo Porto
João Paulo Porto

Fundador do 1001 Videoclips e louco por The Smiths