Para Ver Antes de Morrer: 05. A-Ha | Take On Me

Anos 80, Para Ver Antes de Morrer | 18 fev 18 - por João Paulo Porto
a-ha-take-on-me

Quando o diretor Steve Barron assumiu a direção do hit “Take On Me” da banda norueguesa a-Ha, ele já havia sido responsável por dirigir o icônico “Billie Jean” de Michael Jackson e “Money for Nothing” do Dire Straits. No entanto, este videoclipe, sem dúvida alguma, representou o seu auge – especialmente quando você assiste ao clipe atualmente e percebe o quão incrível e eletrizante ainda é. 

Notável por usar a combinação de animação de grafite e ação ao vivo batizada de rotoscopia (em que a imagem real é rastreada por ilustrações), “Take On Me” não era apenas inovador, mas genuinamente original. E boa parte do mérito é do  ilustrador Mike Patterson que levou quatro meses para concluir os desenhos a mão. 

A jovem que lê em um HQ a história de uma banda desenhada em um café (a atriz Bunty Bailey que na verdade era a namorada do cantor Morten Harket na época) literalmente é arrastada para uma perigosa perseguição e se torna parte da história. Mais de 25 anos, continua a ser tão emocionante quanto foi na época. E a canção – a melhor e mais famosa do A-Ha – ainda é uma pérola dos anos 80. 

O ex-vocalista disse em uma entrevista que ‘Take on me’ não é uma canção: ‘É um ícone’. Arrisco dizer que sem o clipe, talvez, a canção não ganharia o mesmo status. E hoje é celebrado como um dos maiores videoclipes de todos os tempos. A prova irrefutável está nas diversas homenagens, com destaque para este episódio da Família da Pesada, e este comercial hilário da Volkswagen entre muitos outros. E rodou tanto na MTV que é quase impossível desassociar clipe de música.

Diretor: Steve Barron | Ano: 1985

João Paulo Porto

Criador do site 1001 Videoclips e apaixonado por The Smiths.