1001 videoclips para ver antes de morrer

0069. Coldplay | The Scientist

Joao Paulo Porto (1001Videoclips) 12 de setembro de 2011 1001 videoclips Nenhum Comentário

O Coldplay foi a maior revelação da década de 00. Consagrado pela crítica e público já no primeiro álbum (Parachutes), o grupo soube erguer uma carreira prolífera repleta de triunfos que os tornaram a maior banda de rock da última década. Nenhum artista vende tantos discos como o Coldplay e seus lançamentos são sempre os mais aguardados e divulgados na mídia. O sucesso da banda tem apenas uma explicação: a paixão pela música. A propósito, sua música é extremamente humana e sincera, por isso são tão amados no mundo todo.

Em 2002, lançam um dos seus melhores trabalhos, A Rush of Blood to the Head, um belíssimo álbum eleito por duas grandes revistas especializadas em música como um dos três discos da nova geração que já são considerados clássicos do rock. Os outros dois são Elephant, dos White Stripes e Is This It, dos nova-iorquinos The Strokes. Um de seus singles, The Scientist, se transformou em um grande sucesso devido a uma videoclip inesquecível que fala de arrependimento e de voltar ao passado para recomeçar.

O conceito do vídeo é uma narrativa ao inverso, onde Chris começa a cantar em um colchão azul e logo depois segue-se imagens surpreendentemente regressivas, por vários locais até chegar a conclusão da história. Martin canta o arrependimento de ter causado a morte de sua namorada em um terrível acidente de carro. No final é revelado que a namorada de Martin tirou o cinto de segurança antes do acidente de carro, levando a sua trágica morte. A atriz que representa a namorada se chama Elaine Cassidy.

O conceito do vídeo de “A Rush” havia sido utilizado anteriormente por Spike Jonze no vídeo de “Drop” do grupo de Hip-Hop The Pharcyde, porém o que diferencia este trabalho do outro é o recurso de um roteiro com uma história emocionante e angustiante que serve de propósito para dar significado à letra da música, ao invés de utilização de simples imagens pelas ruas de uma cidade, como é o caso do vídeoclip de Jonze.

A belíssima música juntamente com o triste videoclip é um trabalho de extraordinária beleza natural. Dirigido por Jamie Thraves, o vídeo foi filmado em Londres e ganhou vários prêmios do MTV Music Awards e foi indicado ao Grammy na categoria de melhor videoclip, mas perdeu para “Hurt” de Johnny Cash. Chris Martin levou um mês para decorar a letra de trás para frente.

Diretor: Jamie Thraves | Ano: 2002




About The Author

Professor de inglês, fanático por Cultura Pop e Fotografia e criador do Site 1001 Videoclips Para Ver Antes De Morrer. Adoro viajar, conhecer culturas diferentes e países exóticos, nem que para isso eu precise lavar o porão de algum navio cargueiro! eu ainda não sei o que quero da vida, mas isso não quer dizer que eu não seja uma pessoa interessante!

Leave A Response