8 clipes de músicas inesquecíveis vencedoras do Oscar

Listas | 22 fev 18 - por João Paulo Porto
top-gun

Com a aproximação da cerimônia do Oscar 2018, premiação mais importante do cinema, o 1001 resolveu listar as músicas mais inesquecíveis e premiadas com o Oscar de Melhor Canção Original. São músicas tão marcantes que quando ouvimos, logo associamos a um filme em questão, a uma cena memorável ou apenas lembramos de algum momento bom que a gente viveu no passado.

08: “Lose Yourself” – Eminem

Trilha sonora do filme 8 Mile, protagonizado pelo próprio Eminem, “Lose Yourself”surpreendeu a todos vencendo o Oscar de Melhor Canção Original. Até o rapper se impressionou, que nem se deu ao trabalho de ir na cerimônia, pois acreditava que não ia ganhar. O fato é que a Academia deixou o conservadorismo de lado, por um instante, e reconheceu o talento de Eminem como compositor, seja lá quantos palavrões tenham os seus versos.

07: “Streets of Philadelphia” – Bruce Springsteen

Em 1994, Bruce Springsteen levou o Oscar para casa pela linda canção de “Streets of Philadelphia“, trilha sonora do filme Filadélfia, estrelado por Tom Hanks e Denzel Washington, sobre a questão da Aids. Um filme comovente.

 

6: “You´ll Be in My Heart” – Phil Collins

A Disney é conhecida também por realizar belas canções para suas animações, no ano de 2000, Phil Collins ganhou o Oscar por esta música feita especialmente para a animação Tarzan.

05: “My Heart Will Go On” – Celine Dion

Tem como lembrar de Titanic e não recordar desta música? Ou escutar a música e não associar ao casal Jack e Rose? Impossível. Titanic levou 11 Oscars naquele ano de 1998, incluso o de Melhor Canção Original para a eterna e grudenta “My Heart Will Go On”. E as histórias de amor no cinema nunca mais foram as mesmas.

04: “Jai Ho” – A. R. Rhaman

A música eletrizante e otimista que toca no final de Quem Quer Ser um Milionário? ganhou o Oscar e todos comemoraram com coreografias e tudo mais. Além deste, o filme levou 10 estatuetas, incluindo também o de Melhor Trilha Sonora, que é demais.  Confira a versão abaixo de “Jai Ho” com as Pussycat Dolls.

03: “Take My Breath Away” – Berlin

Tom Cruise tirava o fôlego das meninas no filme de ação/romance Top Gun – Ases Indomáveis, a música “Take My Breath Away” contribuiu muito para que o astro se transformasse no galã mais cobiçado no momento. Em 1987, a canção do grupo Berlin ganhou o Oscar e nunca mais envelheceu.

02: “What a Feeling” – Irene Cara

O clássico Flashdance até hoje tem suas cenas de dança imitadas a exaustão em filmes e clipes, Jennifer Lopez até lançou o videoclipe de “I´m Glad“, todinho inspirado na obra. A música, em 1984, venceu na categoria de Canção Original e ainda conta com uma trilha sonora obrigatória e recheada de clássicos musicais.

01: “I´ve Had The Time of My Life” – Bill Medley e Jennifer Warnes

Esta música é atemporal, inesquecível e ainda faz todo mundo cantar quando toca em alguma festa. A canção vencedora do Oscar embala a arrepiante e linda sequência de dança entre Patrick Swayze e Jennifer Grey no finalzinho de Dirty Dancing – Ritmo Quente. Uma obra imperdível. Deu vontade de rever estes filmes, não é?

João Paulo Porto

Criador do site 1001 Videoclips e apaixonado por The Smiths.