5 Clipes Inspirados Nos Filmes de Stanley Kubrick

Listas | 26 fev 17 - por João Paulo Porto

Os filmes de ficção científica transcendentais de Stanley Kubrick até hoje enlouquecem as mentes dos cinéfilos. Qualquer um que assistiu o sucesso de público Interstellar, de Christopher Nolan, vai sacar na hora a influência do diretor – mas poucos sabem que muitos videoclipes também se inspiraram no universo Kubrick.  Aqui está um guia de como o feitiço de Kubrick foi derramado no universo pop. Confira:

 

30 Seconds To Mars – The Kill

“Trata-se de confrontar seu medo e a verdade sobre quem você é”, disse o vocalista Jared Leto sobre ‘The Kill’ – o clipe é baseado no caráter horripilante de Jack Nicholson em O Iluminado. Um tributo inteligente salpicado de sangue.

 

Slipknot  – Spit It Out

Qual a melhor maneira de anunciar a sua banda como os novos reis do horror-rock do que com um vídeo que canaliza o horror da sonoridade da banda com o filme de terror mais assustador de todos os tempos? Um dos primeiros vídeos do grupo de Iowa foi um remake puro de O Iluminado – com direito às gêmeas assustadoras e tudo mais.

Kanye West | Runaway

“Runaway” do cara que trouxe ao mundo a obra-prima Yeezy é uma fantasia de 20 minutos diretamente inspirada pelo erotismo do último filme de Kubrick. Kanye postou screencaps do filme no Twitter durante a gravação enquanto o tema de piano introduzido na música  é emprestado da trilha sonora de De Olhos Bem Fechados

 

Guns N´Roses – Welcome To The Jungle

Axl Rose é amarrado a um dispositivo que mantém as suas pálpebras abertas, forçando-o a absorver as horríveis imagens de TV na frente dele.  Soa familiar? Sim para muita gente que conseguiu chegar até a segunda metade cartilaginosa de ‘Laranja Mecânica’, o filme mais violento da filmografia de Kubrick.

Blur – The Universal

Blur presta homenagem à icônica cena de abertura de ‘Laranja Mecânica’, no Korova Milk Bar. Damon Albarn está tão perverso quanto o personagem original, Alex DeLarge, interpretado por Malcolm McDowell, assim como a maquiagem dos olhos de Alex e os  sorrisos tortos para a câmera tornam a coisa mais macabra, enquanto seus companheiros de banda desfilam sinistros no fundo.

João Paulo Porto

Criador do site 1001 Videoclips e apaixonado por The Smiths.