Anúncio com Código

3ºDireito | Estado De Culpa

Mostre Seu Clipe | 02 ago 14 - por João Paulo Porto
release-terceiro-estado
release-terceiro-estado
Conheça um pouco da banda paranaense Terceiro Estado e seu videoclipe “Estado De Culpa”.

Para conhecer todo o projeto, visite o site oficial da banda no link http://terceiroestado.com.br/

A TERCEIRO ESTADO SURGIU EM CURITIBA EM MEADOS DE 2009, APESAR DE APARENTEMENTE CURTA, NÃO HÁ COMO SUA HISTORIA SER CONTADA EM POUCAS ESTROFES. FOI NA FRIA CAPITAL PARANAENSE QUE BETO FREITAS (VOZ) E OS IRMÃOS BRUNO (BAIXO) E BURU LODI (GUITARRA) INICIARAM O PROJETO. POUCO TEMPO DEPOIS, QUASE AO ACASO, CLODOALDO PAIVA ASSUMIA A BATERIA DA BANDA. E FOI NO MESMO ANO, APÓS SE TORNAR PRESENÇA CONSTANTE NA NOITE CURITIBANA, QUE OS GAROTOS ENTRARAM EM ESTÚDIO PARA GRAVAR SEU PRIMEIRO SINGLE, “NADA É PRA SEMPRE” – MUSICA QUE JÁ MOSTRAVA UMA BANDA COM POTENCIAL PARA ATINGIR O GRANDE PUBLICO.
JÁ EM 2010, COM A INTENÇÃO DE TORNAR SUAS CANÇÕES MAIS DENSAS E COM ARRANJOS MAIS ELABORADOS, LIPE BORBA PASSA A INTEGRAR A TERCEIRO ESTADO, NAQUELA QUE SERIA A FORMAÇÃO FIXA DO QUINTETO DURANTE TRÊS ANOS. MAS A ESTRADA, CLARO, TEM SEUS PERCALÇOS: OS IRMÃOS BRUNO E BURU LODI OPTAM POR SEGUIREM SEUS CAMINHOS EM OUTRAS ÁREAS E DE FORMA AMIGÁVEL CEDEM RESPECTIVAMENTE SEUS LUGARES A LUCIANO HIRANO (BAIXO) E VINICIUS BORBA (GUITARRA).
O PRIMEIRO REGISTRO DA BANDA, HOMÔNIMO, FOI LANÇADO EM NOVEMBRO DE 2011 – O TRABALHO CONTA COM A PRODUÇÃO DE XANDÃO, GUITARRISTA D’ O RAPPA E GRAVAÇÃO, MIXAGEM E MASTERIZAÇÃO DE TOM SABOIA. EMBORA AS REFERENCIAS AO ROCK NACIONAL DAS DÉCADAS DE 80 E 90 SEJAM NÍTIDAS. NÃO HÁ COMO NEGAR QUE AS CANÇÕES ESTEJAM EM SINTONIA COM O PRESENTE. SE GRANDE PARTE DA TEMÁTICA DAS COMPOSIÇÕES É O AMOR, ELE VEM ACOMPANHADO DE QUESTÕES QUE AFLIGEM O SER HUMANO CONTEMPORÂNEO: É URBANO E MODERNO, MAS SEM EM NENHUM MOMENTO PERDER A SIMPLICIDADE.
APENAS UMA SEMANA APÓS O LANÇAMENTO, CONVIDADOS POR XANDÃO, A BANDA ABRIU O SHOW D’ O RAPPA, QUE VOLTAVA A ATIVA APÓS UMA PAUSA DE DOIS ANOS. A APRESENTAÇÃO OCORREU NO EXPOTRADE E OS 10 MIL PRESENTES NÃO POUPARAM APLAUSOS AOS CURITIBANOS – A TERCEIRO ESTADO AINDA SERIA CONVIDADA PARA TOCAR COM O GRUPO POR MAIS DUAS VEZES.
ALÉM D’ O RAPPA, O QUINTETO TAMBÉM JÁ DIVIDIU OS PALCOS COM NOMES CONSAGRADOS DO ROCK NACIONAL, COMO KID ABELHA, BARÃO VERMELHO (2X) CIDADE NEGRA, JORGE BEM JOR E SKANK. E MESMO A BANDA SENDO DE CURITIBA A TERCEIRO ESTADO PROCURA NÃO RESTRINGIR SUAS FRONTEIRAS; NA ESTRADA JÁ MARCARAM PRESENÇA EM LOCAIS COMO CASCAVEL, MARINGÁ, SÃO PAULO, RIO DE JANEIRO, ALÉM DO LITORAL DE SANTA CATARINA E PARANÁ.
MAS PARA A TERCEIRO ESTADO MUSICA É COISA SÉRIA E NÃO SE RESTRINGE APENAS AO PALCOS. TANTO É QUE A BANDA LIDERA O PROJETO “MUSICA NAS ESCOLAS”, DE GRANDE REPERCUSSÃO NA CAPITAL PARANAENSE, LEVANDO DIVERSÃO E CULTURA AOS ALUNOS DAS REDES ESTADUAL E MUNICIPAL DE CURITIBA E REGIÃO METROPOLITANA. O PROJETO UTILIZA ESPAÇOS E HORÁRIOS LIVRES COM O INTUITO DE ATRAIR O INTERESSE DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES PELA MUSICA – PORQUE PARA A TERCEIRO ESTADO MUSICA É O QUE NOS MOVE.
João Paulo Porto
João Paulo Porto

Fundador do 1001 Videoclips e louco por The Smiths