Para Ver Antes de Morrer: 79. Blind Melon | No Rain

Anos 90, Para Ver Antes de Morrer | 02 mar 19 - por João Paulo Porto

Samuel Bayer é o diretor por trás dos clássicos de grandes nomes da música mundial como “Smell Like Teen Spirit” do Nirvana, “Bullet with Butterfly Wings do Smashing Pumpkins”, “Wake  me Up When September Ends” do Green Day e “What Goes Around / Comes Around” do Justin Timberlake. No entanto, um de seus clipes mais memoráveis é de uma banda pequena chamada Blind Melon, que fez muito sucesso em 1992 com o clipe “No Rain”.

De forma simples e espontânea, ele capturou a vibe hippie e peculiar da banda, lançando Heather DeLoach, de nove anos de idade, como uma garota de sapateado carismático em uma fantasia de abelha. Ela é ridicularizada pela sociedade até encontrar um paraíso cheio de aberrações como ela. É uma mensagem maravilhosa e inspirou o Pearl Jam a escrever “Bee Girl”.

Na trama, ela se apresenta inocentemente para uma platéia que responde rindo e a garota sai do palco chorando. Enquanto a música toca, ela vagueia por uma cidade, parando para dançar para quem assistisse. Em última análise, no momento da música onde a palavra “escape” é repetida – ela espreita por um portão, atônita, depois corre para se juntar a um grupo de “abelhas” de todas as formas e tamanhos dançando alegremente em um campo verde.

A ideia de utilizar a garotinha vestida de abelha veio por causa da capa do álbum de estreia da banda, que apresentava a irmã do vocalista aos 10 anos de idade, numa foto de 1975, vestida de abelha. O diretor, então, decidiu utilizar a mesma ideia para o clipe. E ele é ainda tão lembrado que a garota – hoje, uma mulher de seus 30 e poucos anos – ganha alguns trocados com a fama.

Bayer, ainda um amador na direção de clipes, trouxe equilíbrio entre conto de fadas e historia de superação ao transformar o carisma da garotinha juntamente com a memorável canção – que tem um arranjo maravilhoso e emplacou bem nas paradas – num marco da era MTV e lembrado até hoje como um dos videoclipes que ajudaram a definir a estética visual da década de 90.

Infelizmente, o vocalista Shannon Hoon morreu de overdose aos 28 anos. Hoon havia participado como guitarrista do clipe “Knocking on Heanen’s Doors”, do Guns N’Roses.

Diretor: Samuel Bayer | Ano: 1992

João Paulo Porto

Criador do site 1001 Videoclips e apaixonado por The Smiths.