Anúncio com Código

Para Ver Antes de Morrer: #151. 30 Seconds To Mars | Kings And Queens (The Ride)

Para Ver Antes De Morrer | 02 out 12 - por João Paulo Porto
6088.6995

O vídeo da música “Kings and Queens” (que está mais para curta do que para videoclipe) foi dirigido por Jared Leto com o pseudônimo de Bartholomew Cubbins, um personagem recorrente no universo do Dr. Seuss. O diretor/cantor/ator esforçou-se para certificar que seu videoclipe seria uma produção completamente épica, assim como alguns de seus trabalhos anteriores com a banda. Ele filmou em torno de alguns dos lugares mais emblemáticos de Los Angeles. Dezenas de figurantes foram recrutadas, incluindo todo tipo de artistas de rua surrealistas em participações especiais. Naturalmente as coisas fluiriam de maneira épica.

kings-queens-video-still--large-msg-125799817039

Still inspirado na obras do grafiteiro Banksy, o artista desconhecido mais conhecido mundialmente.

Entre os artistas de rua, encontram-se um cuspidor de fogo e um exercito de mascaras de gás caracterizando mensageiros ciclistas patrulhando as ruas de LA. Em uma das cenas mais legais um cavalo branco e majestoso galopa em câmera lenta por uma rua deserta. É uma cena surpreendente de arregalar os olhos, ainda mais intensificada pelo coro de vozes cantando em uníssono!

O clipe começa com uma silhueta de dezenas de ciclistas imaculadamente enquadrada em movimento de câmera lenta, apoiada por um pôr do sol divino. O vídeo da música divide-se em dois temas principais: uma parte apresenta ciclistas pedalando pelo centro de LA, incluindo os membros da banda  Jared, Shannon e Tomo entre eles. A outra parte simplesmente apresenta a banda tocando em um penhasco no Griffith Park, com vista para a cidade. Esses dois temas se alternam entre si durante o vídeo.

tumblr_n4q9iliwjh1rcq20mo1_500

A ideia de fotografar a noite preencheu de beleza e astucia a paisagem gloriosa de LA, e mostra como ela é linda a noite. O difícil foi fechar as ruas para que pudessem filmar com maestria, sem intervenções externas.

Quando “Kings and Queens” chega ao fim, o grupo de motociclistas seguem o seu caminho até o píer de Santa Monica ao sol nascente. “Stranger in a Strange Land” é tocada durante os créditos finais. Jared Leto falou que o videoclipe é “basicamente uma carta de amor a Los Angeles”.

A obra está cheia de alusões a outras formas de arte. Alguns dos motociclistas estão vestidos como a gangue de beisebol do filme cult The Warriors (1979), e em um breve momento um homem meticulosamente recria o grafite underground de Flower Chucker do artista britânico Banksy.

O clipe pode ser interpretado como uma viagem lírica, metafórica e surreal pela cidade dos Anjos, do centro ao píer de Santa Monica. É uma aventura, uma obra fenomenal. Uma experiência incrível.

tumblr_n0hq1wgTCe1tq2ug9o1_500O vídeo recebeu críticas positivas, descrito pelos críticos como um trabalho épico e inovador. O vídeo foi ao ar em 12 de novembro de 2009 e acumula mais de 100 milhões de visitas no YouTube. Também foi um dos vídeos mais baixados e recebeu quatro indicações ao Video Music Awards, ganhando o prêmio de Melhor Vídeo de Rock.

A gravação, ao contrário dos clipes de “A Beautiful Lie” (gravado no Ártico) e “From Yesterday” (gravado nas muralhas da China) foi mais simples. No entanto, não perdeu o brilho e a atmosfera de desafio e grandiosidade, como é Los Angeles de fato. “Kings And Queens (The Ride)” é o relato mais fiel do triunfo da banda, liderada pelo ótimo Jared Leto e também, uma visão surreal e fantástica da cidade de Los Angeles.

 Direção: Jared Leto (sob pseudônimo de Bartholomew Cubbins) | Ano: 2009

João Paulo Porto
João Paulo Porto

Fundador do 1001 Videoclips e louco por The Smiths