Para Ver Antes de Morrer: 0008. Jamiroquai | Virtual Insanity

Anos 90, Para Ver Antes de Morrer | 19 fev 18 - por João Paulo Porto
jamiroquai

Certa vez o diretor Jonathan Glazer havia confessado que se ele ganhasse uma libra por cada vez que lhe perguntasse como ele fez “Virtual Insanity” (um videoclipe inovador e criativo, que colocou o Jamiroquai nos holofotes da cultura pop mundial), ele já poderia se aposentar.

No clipe da banda inglesa Jamiroquai, o vocalista Jay Kay aparece em uma sala futurista e misteriosa onde apenas o chão e um dos sofás de movem. O vídeo recebeu aclamação dos críticos e se tornou mega-popular por seus efeitos visuais simples mas criativos: o diretor explicou que o chão ficava parado e era o cenário que se mexia! Que óbvio, não?

Não mesmo! O clipe repleto de jogos de imagens deixou muita gente confusa e até hoje é cultuado por muitos outros. No entanto, mesmo com todos os truques visuais, o vídeo simplesmente não funcionaria sem a dança memorável do cantor Jay Kay (que ele tentou habilmente recriar nos MTV Music Video Awards daquele ano). É essa combinação de criatividade humana e técnicas visuais que ainda fazem de “Virtual Insanity” um clipe tão convincente. 

É fato que “Virtual Insanity”, do Jamiroquai, é um dos melhores clipes feito nos anos 90 que até hoje ainda rende homenagens. Já apareceu em um episódio do Family Guy, ganhou versões nos clipes de  “Mmm Yeah” do Austin Mahone e “40oz. On Repeat” do FIDLAR. Em 2016, se transformou em um game que permite que você controle o vocalista da banda enquanto os sofás ficam se mexendoNo MTV Video Music Awards de 1997, ele recebeu dez indicações, e abocanhou quatro, incluindo “Melhor Vídeo do Ano” (deixando para trás medalhões como Beck e No Doubt).

Diretor: Jonathan Glazer | Ano: 1996

João Paulo Porto