Para Ver Antes de Morrer: 32. The Police | Every Breath You Take

Anos 80, Para Ver Antes de Morrer | 12 mar 18 - por João Paulo Porto

No inicio dos anos 80, poucos clipes souberam utilizar a estética preto-e-branco de forma tão eficaz e bela quanto “Every Breath You Take”. Os clipes da MTV, em sua grande maioria, eram coloridos e festivos, típicos da estética daquela época. O que os diretores Godley & Creme fizeram aqui foi um clássico cinematográfico para uma canção que já nasceu clássica.

O video começa com o trio com seus instrumentos posicionados propositalmente contra a luz num efeito cinematográfico belíssimo. A seguir, vemos cenas atmosféricas à medida que a câmera se aproxima de uma sala cheia de objetos e imagens com estética característica de filme noir, os componentes do grupo interpretam a música como a superposição de imagens ou as siluetas.

Este efeito monocromático foi inspirado por um filme obscuro de 1944 Jammin’ the Bluesfeito por um grande fotógrafo albanês chamado Gjon Mili. A ideia veio de Jeff Ayeroff que mostrou ao trio esse filme, e Godley e Creme basicamente o copiaram. Andy Summers comentou:

“Mas certamente não era tão bom quanto o de Gijon Mili, que era muito mais artístico e muito bem feito. Estão todos esses gigantes de jazz – Lester Young, Jo Jones, Illinois Jacquet (…) e é um lindo filme de cinco minutos. A nossa era uma versão ligeiramente diluída, mas é claro que poucas pessoas viram o original. Muitas pessoas pensam que o nosso é fantástico, mas para mim está tudo bem”.



Como resultado pelo trabalho competente, foi dado ao diretor de fotografia do clipe (Daniel Pearl), o MTV Video Music Awards de 1983, o trofeu por Melhor Cinematografia. Lol Creme e Kevin Godley repetiriam um efeito semelhante em seu vídeo de 1985 para “Cry“.

“Every Breath You Take”, com sua bela letra e um arranjo impecável, alavancou as vendas da banda até para um público que lhe era indiferente. Os canais MTV e VH1 elegeram como um dos melhores vídeos musicais de todos os tempos. Este clipe reforça a magia do Police e demonstra exatamente por que eles eram a maior banda do mundo no início dos anos 80.

Direção: Godley & Creme | Ano: 1983

João Paulo Porto