Anúncio com Código

Para Ver Antes de Morrer: #9. Fatboy Slim | Weapon Of Choice

Para Ver Antes De Morrer | 29 ago 10 - por João Paulo Porto

Quando o ator Christopher Walken treinava como um dançarino de teatro musical, lá no inicio de sua carreira, ele certamente não poderia imaginar que um dia iria utilizar suas habilidades de dança para gravar um videoclipe sensacional de um canção dançante composta pelo gigante da música eletrônica, o britânico .

animation (15)

Mas foi exatamente o que aconteceu, graças a , diretor de Quero Ser John Malkovich e Adaptação, o vídeo é um divertidíssimo desfile de dança do astro do cinema Christopher Walken apresentando a beleza maestral de um dos hotéis mais lindos do mundo, o The Los Angeles Marriott.

Jonze instruiu Walken a dançar e voar ao redor do edifício. A coreografia (elaborada por Michael Rooney, Jonze e Walken) muito original, por sinal, é aproveitada ao máximo em movimentos rápidos e sutis, de acordo com as batidas e levadas da canção. O clímax acontece quando ele se joga com tudo no vazio do hotel e começa a voar. A cena é tão genial capaz de provocar  uma sensação de liberdade desconcertante.

Christopher_DanceO que eleva o vídeo acima da mera novidade são os pequenos detalhes – Walken de olho em alguma roupa, tocando um sino, deslizando no elevador. O clipe também tem um “quê” de filosófico que o torna irresistível: esta coisa de libertação da alma e da descoberta do prazer, seja ela na dança ou nas drogas.

Aqui, o diretor cria um exemplo de inteligência criativa que merece um lugar de destaque entre os ícones da história do audiovisual mundial. Apesar do seu estilo surreal, “Weapon of Choice” é divertido e inovador, conseguindo combinar os truques de câmera com a  infinitas possibilidades da mídia cinematográfica. O sucesso foi estrondoso e se tornou um clássico instantâneo do formato.

fatboy slim“Weapon of choice” também não teria a menor graça se não fosse os passos contagiantes de Walken. Famoso pelo papel de psicopata em filmes como True Romance, The Deer Hunter, Sleepy Hollow e Pulp Fiction. Christopher Walken é um ator imensamente talentoso e especial que, infelizmente, continua sendo tão subestimado quanto na época em que trabalhava em Hollywood.

Filmado em dois dias no lobby do hotel Marriott em Los Angeles pouco antes do Natal, em 2000, o vídeo ganhou seis MTV Video Music Awards: Melhor Direção, Melhor Coreografia, Melhor Direção de Arte, Melhor Edição e Melhor Cinematografia. Também levou o cobiçado Grammy de Melhor Short Form Music Video.

Comparação com o álbum Never A Dull Moment de Rod Stewart

Diretor: Spike Jonze | Ano: 2001

João Paulo Porto
João Paulo Porto

Fundador do 1001 Videoclips e louco por The Smiths