Para Ver Antes de Morrer: 0028. Daft Punk | Around The World

Anos 90, Para Ver Antes de Morrer | 02 mar 18 - por João Paulo Porto

Daft Punk lançou “Around the World” em 1997 em seu álbum Homework, e o diretor  trouxe à vida no vídeo incrível que marcou época. 

O propósito de um vídeo musical alem de vender a imagem da banda, é a de adicionar imagens a uma canção, sejam elas meras abstrações inspiradas na música ou historias e sub-histórias suficientes para encher um clipe. Para “Around the world” Gondry foi além e deu vida a essência da canção, literalmente.

A ideia que surgiu da mente brilhante de Gondry foi criar uma representação visual da música, em que cada instrumento tocado na música seria representado pelos movimentos de cada quarteto de dançarinos vestidos com roupas estranhas (o figurino foi idéia da mãe de seu filho, Florence Fontaine).

Os andróides representam a voz do robô cantando; o físico e a rapidez dos atletas simbolizam o baixo ascendente ou descendente; a feminilidade das meninas disco representa o teclado; os esqueletos seguem o ritmo das guitarras e as múmias acompanham as batidas da bateria. O resultado final é um clipe surpreendente e diferente de tudo que já tinha sido visto até o momento. 

Cansado de clipes coreografadas com demasiado close-ups, aqui ele subverte as regras e constrói um vídeo centrado unicamente nas imagens e na dança e sem muitos close-ups. Para ajudar no trabalho de organizar as ideias de forma clara e objetiva, Gondry chamou a coreografia profissional Blanca li que fez um trabalho extraordinário. “Ela trouxe toda a sua sensibilidade e criatividade”

No entanto, a beleza de “Around The world” não está nas roupas esquisitas, ou na trilha funky hipnótica, é o conjunto que proporciona uma experiência visual ainda maior, e assim como a música, altamente viciante. Depois deste trabalho, Michel se tornaria popularmente conhecido pela sua notória habilidade em dirigir grandes videoclipes.

Diretor: Michel Gondry | Ano: 1997

 

Para saber mais:

 

João Paulo Porto